Linkedin logo Facebook logo Twitter logo Youtube logo

Programa

A edição latino-americana do Sustainable Food Summit acontecerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro de 2018. A cúpula compreende quatro sessões:

Sessão I: Atualização de Sustentabilidade

A primeira sessão oferece uma atualização sobre alguns dos principais problemas de sustentabilidade na indústria de alimentos da América Latina. Visto que o Brasil continua a lidar com crises políticas e econômicas, a pobreza e a segurança alimentar estão se tornando uma grande preocupação. Será apresentado um estudo de caso de uma iniciativa internacional que visa combater a fome e a desnutrição. Serão fornecidos detalhes sobre como a operadora de serviços alimentícios está trabalhando com organizações locais para ajudar a alimentar setores da população.

Carne e frutos do mar estão sob holofotes devido seus altos impactos ambientais. Será apresentada uma atualização sobre a produção sustentável de carne bovina e como os novos esquemas de rastreabilidade estão prevenindo o desmatamento. Detalhes serão dados sobre a produção sustentável de frutos do mar e marketing. Outro orador destacará os danos ambientais causados pelas embalagens plásticas, especialmente à vida marinha. Abordagens para fechar loops de embalagem no setor de alimentos e bebidas serão exploradas.

Sessão II: Ingredientes Alimentares para a Sustentabilidade

Um número crescente de empresas de alimentos e bebidas estão buscando ingredientes sustentáveis. Alguns estão se voltando para esses ingredientes no intuito de melhorar as credenciais ambientais e/ou sociais de seus produtos, enquanto outros estão procurando criar novos produtos sustentáveis. Esta sessão cobrirá desenvolvimentos importantes nesta área.

Primeiramente, uma grande empresa de alimentos compartilhará suas experiências no desenvolvimento de um programa de trigo sustentável. Como o trigo sustentável se compara com variedades convencionais e como comunicar as diferenças? Serão fornecidos detalhes de um esquema de certificação de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, uma cultura amplamente cultivada no Brasil. O óleo de palma continua sob escrutínio por sua ligação com o desmatamento no sudeste da Ásia; uma atualização será dada sobre o óleo de palma sustentável. Outros assuntos abrangem proteínas e ingredientes à base de plantas para produtos de rótulos limpos. Será apresentado um estudo de caso de uma empresa de alimentos que criou produtos inovadores com ingredientes sustentáveis.

Sessão III: Panorama Orgânico e Rotulagem Ecológica

Os rótulos ecológicos são atualmente uma característica da indústria alimentícia, com mais de 200 rótulos representando alguns atributos de sustentabilidade. Esta sessão atualiza os rótulos ecológicos e questiona a evolução futura. Orgânico é o selo ecológico mais bem estabelecido e bem-sucedido na indústria de alimentos, com vendas globais agora chegando a US$ 90 bilhões. Será apresentada uma atualização no mercado latino-americano e global de produtos orgânicos, seguido por desenvolvimentos no mercado brasileiro. Serão fornecidos detalhes de esquemas relacionados para commodities agrícolas.

Com preocupações crescentes sobre os organismos geneticamente modificados (GM) nas cadeias de fornecimento de alimentos, uma atualização será  apresentada sobre a rotulagem de itens GM. Veremos mais países desenvolverem rotulagem obrigatória ou o futuro será de esquemas voluntários? Duas empresas da cadeia de fornecimento compartilham suas experiências com rótulos ecológicos, expondo os méritos e desvantagens dos esquemas mais populares. A sessão termina com uma discussão sobre a direção futura dos rótulos ecológicos: veremos uma proliferação crescente ou alguma consolidação no horizonte? Quais são os riscos das empresas adotarem esquemas internos de sustentabilidade, em vez de seguir padrões de terceiros?

Sessão IV: Desenvolvimentos de Marketing

Alguns argumentam que o sucesso de alimentos sustentáveis depende do marketing. Marcas capazes de comunicar suas credenciais verdes aos consumidores provavelmente terão sucesso, enquanto aquelas que não forem capazes de construir relacionamentos não terão sucesso. Esta sessão abrange importantes desenvolvimentos de marketing para alimentos sustentáveis na América Latina.

Com o crescente interesse no estilo de vida vegano, muitos novos produtos sustentáveis estão chegando ao mercado. Uma atualização será apresentada no rótulo vegano, bem como alguns dos produtos inovadores que vem sendo introduzidos. Rótulo limpo é outra tendência importante, com um número crescente de produtos livre de reclamações. Será apresentado um estudo de caso de uma marca glúten-free que tem feito incursões nos principais varejistas. Outro palestrante dará algumas dicas sobre o consumidor orgânico no Brasil: quem são eles e o que procuram em alimentos orgânicos? Abordagens para encorajar compras sustentáveis de produtos e consumo responsável serão discutidas. O assunto será mais explorado no painel de discussão: o que pode ser feito para aumentar a conscientização (e compras) de alimentos sustentáveis na América Latina? Como os consumidores podem ser encorajados a fazer escolhas mais sensatas para sua saúde e meio ambiente?

 

Entre em contato para receber o programa detalhado da conferência.

Organized by:

Ecovia Intelligence

Powered by:

Gold Sponsors:

Givaudan
Futamura

Supporting Organizations:

Organis
IBD OIA
Argencert Ecocert
Food Design Bonsucro
imaflora

Media Partners:

Planeta Organico CI Organicos
World Press Online